O setor de franquias é a área empresarial que mais cresce no mundo do empreendedorismo e os dados levantados pela ABF em 2018 podem comprovar. Com essa demanda por franquias em expansão dentro do Brasil é necessário saber que caminho seguir para chegar na tão sonhada da independência financeira e, principalmente, de realizar o sonho de ter o próprio negócio.
Escolher entre tantas opções de franquias não é uma tarefa fácil, tirar as ideias do papel também não! Para isso trouxemos algumas dicas que podem ser úteis e esclarecedoras na hora de abrir sua franquia.
4 DICAS QUE NÃO TE CONTARAM, MAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE EMPREENDER:
- TREINAMENTO: O treinamento é uma das principais etapas no processo de abertura. Quando a franqueadora que você for ingressar disponibilizar treinamento, não deixe de participar pessoalmente. Nessas reuniões geralmente são atreladas informações importantes como: à história e proposta da empresa, criação de objetivos, traçar planos em estratégia de marketing, gestão comercial, etc. É muito importante que você, futuro proprietário, participe de todos os treinamentos disponibilizados pela franqueadora. Só assim você irá conseguir, depois de adquirir todo conhecimento, levar isso adiante para seus colaboradores.
- TRABALHE DURO! Se prepare para trabalhar! Uma boa dica clássica não faz mal a ninguém. Não é porque à marca investida já dispõe de um bom nome no mercado nacional que sua loja vai estabelecer sucesso sozinha. É preciso de paciência, trabalho e um bom time de colaboradores para potencializar os serviços prestados pelo empreendimento.
- VENDER E PROSPECTAR VENDAS: Inaugurou à loja? Legal. Agora foque em vender! Não ache que o público vai encontrar seu comércio sozinho. A rotina das pessoas está com o fluxo cada vez maior e o que não passa diante dos seus olhos (atente-se as redes sociais) não será perceptível durante seu dia a dia. Lembre-se dos planejamentos de marketing, utilize da assessoria disponibilizada pela franqueadora. Toda ajuda é muito bem-vinda.
- PONTO COMERCIAL É FUNDAMENTAL: Saiba escolher um bom ponto comercial. Aí você se pergunta “como vou fazer isso? ”, e a resposta é muito simples: pesquise! Está disposto a abrir uma franquia? Pesquise seus concorrentes, estude áreas de comércio e fluxo de pessoas. Não centralize sua escolha em um ponto bem estruturado no bairro que você reside sendo que o seu público não estará lá. Busque ajuda e informações, à franqueadora também pode e deve auxiliar nesse processo. Um bom ponto comercial pode ser, de todas as dicas, à escolha mais importante e determinante para o sucesso da sua empresa.
E aí, gostou? Ajudamos você de alguma forma? Essas foram as nossas 4 dicas para quem pretende abrir uma franquia. Embora possam parecer simples, elas são importantes e muitas vezes esquecidas no furor do negócio. Tem um amigo pensando em abrir um negócio? Indique esse material para ele.
Se interessou? Fale com a gente.
[email protected]
(48) 99626-7014
Jéssica Nazário