O sistema de franchising é atualmente uma das principais portas para que a economia do país cresça. A palavra franchising é sinônimo de empreendimento, uma vez que por meio deste modelo de negócios é possível expandir a rede de terceiros e alcançar mercados antes inatingidos.
Esse sistema de negócios consiste no proprietário de uma marca, conhecido como franqueador, concede à outra pessoa seja ela física ou jurídica o direito de usar e vender seus produtos e sua marca. O direito de distribuição e utilização da marca pode ser flexível, a depender do modelo de franquia exerce. A busca pelo novo, por novos mercados e consumidores cada vez mais curiosos por inovação se traduz no sucesso da franchising no país.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), que listou as 50 maiores franquias do Brasil em 2018, no segundo semestre de 2018, 16,1% das franquias mais procuradas são do segmento de entretenimento e lazer. A surpresa desse ano foi o crescimento dos serviços 1,5% para 9,8%. A receita de franquias deve ter um crescimento nominal de 8%, sem descontar a inflação, comparando com 2017. Deixando de R$151,2 bilhões para R$163 bilhões. A ABF acredita que o número de unidades irá superar mais de 145 mil pontos de venda.
Com o mercado fomentado, a procura por novos modelos de negócio também cresce.
Se você está buscando abrir sua primeira franquia, ou investir em um novo negócio, fale com a gente.